domingo, julho 01, 2007

José Tavares, a Alegria do Povo


Arrivado à lusa Olissipus em 1994 juntamente com o aussi polivalente Nelo, envolvido no infame pack "All-Stars Bessa Delight '94", José Tavares pegou de estaca no meio-campo vermelho, fazendo gala do seu porte atlético e dotes futebolísticos. Mais do primeiro e menos do segundo, claro. O sucesso do supracitado pack ficou bem representado pelo facto do Benfica ter continuado a apostar neste género de negócios, ilustremente ilustrado através do "Pack Jesuíta 1995/1996", do qual o inconsequente sniper Marcelo era o expoente máximo.

Regressemos ao José. Parte integrante de uma época em que o clube da Luz perdia mais jogos do que o Garcia Pereira colecciona derrotas em eleições, Tavares era uma panaceia para os males que afligiam os adeptos alfacinhas, incrédulos perante a quantidade de cepos que cirandavam em campo sob o comando de Rei Artur e Prof. Dr. Neca.

Na realidade, ver Tavares disputar o lugar de organizador de jogo com o seu compagnon de route Nelo numa equipa campeã (com o promissor Paiva à espreita), foi a melhor coisa que aconteceu à televisão portuguesa desde a música do genérico dos Jogos sem Fronteiras. Galhofa, olhares presos ao écran, tiques nervosos, e variadas menções ao nome Eládio Clímaco. Apesar de não fazer a mínima ideia onde se encaixa esta última relativamente ao , look alike de João Baião.

Claro que menção alguma a este Fernando Aguiar light ficaria completa sem o seu momento de glória em pleno San Siro, catedral do futebol Mundial, meca Milanesa do desporto rei:

Larguíssimas dezenas de milhares de ávidos pares-de-olhos italianos focados no relvado, a expectativa inerente dos grandes jogos europeus pairava no ar, ásperos bramidos ecoavam das hostis bancadas forradas a odor de queijo, tomate e mozzarella. Tavares sentia-se pequeno. Indefeso. Uma pálida criança numa acesa disputa familiar. Um mero peão num xadrez de interesses. Um CD dos Pólo Norte num escaparate de grandes sucessos da MTV. Uma ervilha num cozido à portuguesa. Um adolescente deparado com a eterna dúvida entre os Morangos com Açúcar ou o tratamento diário à acne que lhe corrói a testa e a alma. Um português na cimeira das lajes.
Suor escorria, o lábio inferior tremia, o equilíbrio era uma memória distante, a visão ficava turva, a quase imperceptível franjinha capilar perdia a costumeira rigidez, o habitual esgar sobranceiro e inquisitivo dava lugar a uma expressão abananada. O Mundo de Tavares tinha desabado.

A meio da primeira parte, o nosso pede a substituição. Nesse momento ter-lhe-à passado pela cabeça coxear ligeiramente, afagar a perna, simulando uma impeditiva lesão. Provavelmente teria sido mais oportuno levar umas quantas folhas de papel higiénico para o banco, terá dito Prof. Dr. Neca. Nunca uma substitução se terá assemelhado tanto a uma descarga de autoclismo. Sem WC Pato à mistura, obviamente.

Todavia, este momento menos bom não terá sido impeditivo para uma longa e frutuosa carreira na Selecção Nacional. Excepto a parte do "longa e frutuosa". Mais um candidato para pior internacional português de sempre, título que estoicamente disputa com Tulipa, Rogério Matias, Luís Carlos, Vado, Skoda, Bambo e Nelly Furtado.

15 comentários:

Anónimo disse...

E que tal um meio campo formado por Tavares e Barroso? LOL...

postquesequer disse...

Pior internacional português de sempre é o Dimas...

Anónimo disse...

nop; o pior internacinal de sempre é o João Manuel Pinto! que á data era capitao do benfica


LOLOLOLOLOL

fractalview disse...

O Luís Loureiro disse que se ia candidatar...

Anónimo disse...

Pior,pior,pior,mas mesmo o pior internacional de sempre?Só pode ser o Folha.

caditonuno disse...

pior internacional de sempre? paulo madeira? beto? peixe? costinha (GR)? e tantos outros que por aí anda(ra)m...

Anónimo disse...

E que tal o Nuno Gomes???

JRP disse...

Este texto, mais uma vez, está genial. Tu abusas, pá!
Parabéns.

Anónimo disse...

Glorioso Tavares... Aprendiz de Bóbó... O homem que um dia envergou orgulhosamente a azul e branca camisola do Futebol Clube de Infesta!
Ass: Nelson_Primo

Anónimo disse...

E que o Manuel Fernandes de Sarilhos e de se fazer aos "penaltys"?

Alvaro Magalhaes disse...

Vale mesmo a pena esperar pelos teu sposts.

FALULOSO

Fred disse...

Gostei muito do blog!!

visitem tambem perigonaarea.blogspot.com

Blog generalista com todo o futebol mundial!!

Anónimo disse...

obrigadinho, pessoal.
não deixem de comentar...para nós, estes belos comments carregados de correrias de dominguezes ou passes a rasgar de afonsos martins, são o sal do futebol. ou do blog, claro.

bem hajam

Hugo disse...

Pior internacional de sempre: Luis Carlos que na altura jogava no SLB com o sucesso que se conhece...

Anónimo disse...

Uma menção à foto Stojkovic na capa d'a bola!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...